top of page

20/05: Serviços dos Ecossistemas: Um instrumento para a valorização dos territórios rurais



A 2BForest, Associação Florestal Entre Douro e Vouga e a Consulai organizam o evento “Serviços dos Ecossistemas-um instrumento para a valorização dos territórios rurais”, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e o Geopark, no dia 20 de Maio, no Auditoria de Arouca, com visita a áreas certificadas para serviços dos ecossistemas da 2BForest.


Este evento visa dar visibilidade a um tema central para a competitividade dos territórios rurais e, dessa forma, para o conjunto da sociedade portuguesa.

Em Arouca foi desenvolvido o primeiro projeto de certificação de serviços dos ecossistemas em áreas florestais certificadas, que estão a ser valorizados pelo mercado, sendo, por isso mesmo, um caso distintivo e que faz sentido realçar.


Os desafios que enfrentamos na gestão do território, e mecanismos que apoiem a gestão ativa da florestal, não nos deixa indiferente, é necessário concretizar cada vez mais este caminho em que se valorize e suporte financeiramente os serviços produzidos pelo mundo rural para toda a sociedade (retenção de carbono, purificação da água, preservação da biodiversidade, polinização dos ecossistemas, …). Face aos desenvolvimentos que assistimos a nível europeu, julgamos ser o momento oportuno para ouvir diversas personalidades oriundas de diversos setores da economia nacional, sobre que alternativas temos e como podemos evoluir.


A “mesa redonda” integrada no programa do evento, pretende dar a visão de peritos na área da banca, da Universidade, da comunicação, do mercado de carbono, do meio empresarial e da vertente municipal, com a presença da Sra. Presidente da Câmara para a vertente de como o património natural contribui para o desenvolvimento do Concelho de Arouca.


Durante o evento haverá uma ação de reconhecimento e agradecimento aos sponsors e iniciativas que já apoiaram este projeto.


Contamos com a vossa participação!


Faça a sua inscrição em até 18 de Maio em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMINOZtF55TqZ3nApjZJESb1q4FCyBFDuaGEAKDgnRm_ZX1w/viewform


Local: LOJA INTERATIVA DE TURISMO: Rua Abel Botelho nº4, 4540-114 Arouca


As inscrições têm um custo de 20€ (IVA incluído)*. Esta inscrição engloba a participação em todo o programa, welcome kit e almoço.


*A organização doará 2€ do valor do seu bilhete à Floresta Certificada em Arouca. Desta forma, ao participar no evento, estará também a apoiar o sequestro de carbono em Florestas de Portugal!




Posts Em Destaque