top of page

Fairshare project: Cross visit User-Case ForestSIM


2BFOREST recebe em Portugal uma comitiva de consultores do sector agroflorestal, no âmbito do projeto H2020 FAIRShare


De 24 e 26 de Outubro, a 2BFOREST recebeu em Portugal 12 consultores agrícolas e florestais, de 6 nacionalidades diferentes e com a participação do #FSCPortugal e do #CEF - Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia, #ISA, integrado no projeto europeu #H2020_Fairshare.


Durante a visita, os participantes tiveram a oportunidade de expor os seus casos de estudo e discutir sobre quais as ferramentas que utilizam e/ou desenvolveram para facilitar o seu trabalho e ainda procurar encontrar soluções conjuntas.


Durante os três dias de visita, tivemos a oportunidade de dar a conhecer os desafios de gestão do 2B_Forest_Group, bem como demonstrar como a #ForestSIM facilita a comunicação e o trabalho conjunto entre a equipa da #2BFOREST e os proprietários #agroflorestais certificados.


Os participantes puderam ainda descobrir a Herdade das Sesmarias da Batalha, em Alcácer do Sal, propriedade integrada no grupo de certificação da 2BFOREST desde 2018, cuja paisagem tipicamente alentejana do montado de sobro e azinho foi cenário para aprendizagem e para uma prova de produtos regionais organizada com a colaboração de diversas empresas locais.


A visita enquadrou-se no projeto FAIRshare, que pretende incentivar a utilização de ferramentas digitais no sector #agroflorestal de modo a torná-lo mais eficiente e sustentável, Fairshare Project (h2020fairshare.eu).


Veja o vídeo:

Num mundo cada vez mais digital, procura-se que a agricultura e a floresta consigam acompanhar a evolução tecnológica e que beneficiem das suas vantagens. Contudo, questões como iliteracia tecnológica e falta de infraestruturas de suporte digital são indicadas como alguns dos estrangulamentos para que que comunidade rural adira a estas inovações. É aqui que se torna fundamental o papel das empresas/entidades locais em iniciativas como o FAIRshare: servir de ponte primária de comunicação entre os diversos stakeholders do sector e os proprietários e gestores rurais e agrícolas.


São nove os principais objetivos do projeto, que incluem nomeadamente:

  • inventariar as Digital Advisory Tools (#DATs) e serviços de apoio à decisão existentes em toda a União Europeia;

  • identificar os obstáculos que afetam a aceitação, utilização e partilha destas ferramentas digitais;

  • identificar as questões decorrentes da adoção de novos DATS em diferentes contextos agrícolas e;

  • expandir a utilização de tecnologias por consultores europeus em diferentes contextos.

O FAIRshare pretende ainda criar experiências de aprendizagem dinâmicas para os seus participantes que conduzam a encontrar melhores soluções digitais nos seus negócios.


Neste sentido, em 2022 estão a ser organizadas diversas visitas em vários países entre os participantes e parceiros no projeto com o intuito de partilhar as dificuldades encontradas por cada um na utilização de ferramentas digitais no dia-a-dia e cruzar experiências semelhantes através de Cross Visits. (ver user cases em User cases – Fairshare Project (h2020fairshare.eu))


Agradecimentos:


A 2BForest, agradece aos parceiros do evento, nomeadamente à @beherportugal que nos proporcionou a prova "do campo para o prato" com presunto de excelente qualidade e sabor inconfundível, que fez a delícia de todos os participantes do evento. Nos vinhos podemos contar com a #herdadedabarrosinha, acompanhados pelos queijos #queijariadealcacer, e para adoçar a boca #pastelariacarapinha e #pastelariamoderna, de #alcacerdosal.


Um agradecimento especial ao Nuno Simões, responsável da #herdadedassesmarias que nos recebe sempre muito bem na Herdade das Sesmarias da Batalha.


Um bem haja a todos!


#2BForest, #H2020_fairshare, #ForestSIM, #certificacaoflorestal, #fsc, #teagasc, #laas, #cajamar, #aeidt, #PatriotiskSelskab, #WODR, #EPC


Posts Em Destaque