top of page

2BForest/AFEDV na SEMANA SOBRE ESPÉCIES INVASORAS 2023: Ação em área para serviços dos ecossistemas

A 2BForest e AFEDV vêm por este meio divulgar a ação de controlo de invasores que irá ocorrer na "Semana sobre Espécies Invasoras", numa das primeiras áreas certificadas para os serviços dos ecossistemas em Portugal.






A área que irá ser sujeita à intervenção, é muito sensível por se encontrar em Rede Natura 2000, no Rio Paiva, com um valor elevado para a biodiversidade e desenvolvimento turístico, em que o proprietário se comprometeu com a Teoria da Mudança, nomeadamente no controlo de invasoras, como forma de aumentar a resiliência do território.


Esta ação só foi possível graças ao envolvimento e apoio de diversos Sponsors, que acreditaram no Projecto e na estratégia de valorização da área florestal através dos serviços de sequestro de carbono, promoção da biodiversidade e promoção do turismo.



O Projecto ES_SPONSOR permite que empresas e sociedade se envolvam na valorização da floresta portuguesa, permitindo investimento em ações de gestão ativa em áreas de conservação. Áreas decisivas pelos serviços públicos que prestam: sequestro de carbono, promoção da biodiversidade e qualidade da paisagem; mas que não têm viabilidade económica que permita realizar operações, aumentando criticamente o risco de incêndio e a degradação da biodiversidade, pelo aumento de invasoras!


As espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global (a 5ª ameaça, de acordo com o IPBSE), além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental, assim como a nível socioeconómico. No âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 15.8, prevê implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias. Os cidadãos têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactos. No entanto, esta temática continua a ser desconhecida de muitos cidadãos. Neste contexto, a SEI 2023 pretende contribuir para aumentar o conhecimento e sensibilização sobre este tema.


Consulte as ações na Semana das Espécies Invasoras em Semana sobre Espécies Invasoras 2023 - Sociedade Portuguesa de Ecologia (speco.pt), assim como o mapa com as ações previstas.


Veja mais informações sobre o projecto ES_Sponsor em http://www.2bforest.pt/2bsponsor ou o nosso websig com informação com os valores no âmbito da certificação: Mapa Serviços Ecossistemas - 2BForest (epizy.com).


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page