top of page

NOVO PRAZO: CONCURSO FOTOGRAFIA sobre BIODIVERSIDADE: 31/12/2023


O concurso é aberto a Jovens, entre os 10 e os 20 anos, que se interessem sobre o tema da Biodiversidade e os serviços de ecossistemas prestados pela floresta.


As submissões serão aceites até às 23:59H do dia 31 de DEZEMBRO de 2023.



O concurso que decorre exclusivamente nas redes sociais e para concorrerem têm de:


1 - Seguir a 2BForest nas redes sociais (Instagram e Tik Tok).


2 - Fazer upload de uma fotografia sobre o tema da Biodiversidade no Instagram e/ou TikTok.


3 - Colocar o tag da 2BForest (@2bforest) na tua publicação do Instagram e/ou do Tik Tok.


4 – Na tua publicação, fala-nos da tua fotografia: título, quando e onde foi tirada e diz-nos o que é, para ti, a Biodiversidade e os Serviços dos Ecossistemas.


5 – Na tua publicação não te esqueças de terminar com os Hashtags: #2bforest, #FSCPortugal, #biodiversidade e #2anosservicosecossistemas.


6 – Divulga a tua publicação pelos teus amigos para teres o maior número de votos;


7- Ganha o prémio a fotografia que tiver mais likes!




Notas:


Só podem entrar fotografias se a tua conta de rede social for pública.


Três vencedores serão identificados com base no somatório de Likes nas diversas redes sociais.



OS PRÉMIOS:


O Prémio do 1º Vencedor: KIT AMIGO DA BIODIVERSIDADE, que inclui produtos e serviços, no valor de 100€ (cem euros)!




O Prémio do 2º e 3º Vencedor: KIT AMIGO DA FLORESTA, que inclui produtos e serviços, no valor de 25€ (vinte cinco euros)!







Porquê a Certificação dos Serviços de Ecossistemas e da Biodiversidade?


A valorização dos serviços ambientais é “condição chave” para a promoção de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis geradores de riqueza num quadro de equilíbrio e de coesão territorial.


O mecanismo de certificação florestal dos serviços de ecossistemas, onde a 2BForest foi pioneira em Portugal, faz agora 2 anos, e este mecanismo serve como “incentivo para a proteção e o restauro de serviços de ecossistemas florestais”, algo que irá permitir que a “biodiversidade seja considerada como uma componente patrimonial e um ativo com reconhecimento económico e social dos ecossistemas e dos serviços por ele prestados”.


Um passo no caminho da sustentabilidade das florestas portuguesas!


O FSC® dedica-se à promoção de uma gestão florestal responsável em todo o mundo. FSC®-C135716.



Porque é a Biodiversidade tão importante nas nossas florestas?


Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica (https://www.cbd.int/), a biodiversidade consiste na “grande variedade de seres vivos que existem na terra e os padrões naturais que estes formam.”. Segundo este importante documento internacional foi a combinação de formas de vida e suas interações umas com as outras e com o seu meio ambiente que permitiu tornar a Terra um lugar único


e habitável, estimando-se que existam cerca de 13 milhões de espécies no mundo, destas apenas 1,75 milhões estão identificadas.


As florestas ocupam mais de 30% da área terrestre e são um dos ecossistemas terrestres mais valiosos tanto a nível ambiental, como económico e social. Nas nossas florestas habitam inúmeros seres vivos, são uma fonte de importantes recursos e produtos como a madeira, a cortiça e alguns frutos, mas também de substâncias farmacológicas, providenciam abrigo e alimento e são benéficas para a proteção do solo contra a erosão, a manutenção da qualidade da água entre outros.



É indiscutível o papel fundamental que cada ser vivo, incluindo o Homem, tem no funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta, quer fazendo parte da cadeia alimentar, quer através dos vários tipos de relações bióticas que se estabelecem entre eles que, de uma forma ou outra, vão moldando a nossa paisagem sendo elas próprias responsáveis pela evolução das próprias espécies que existem atualmente, pois já esta são fruto de milhões de anos de evolução através de mecanismos naturais.



Urge chamar a atenção para estas temáticas e para a importância da conservação da natureza.


Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page